Card ar%202
4 vídeos
1 prova
2 textos
2 horas

Descrição do curso

Gratuito para sócios da Sociedade Brasileira de Reumatologia

Categoria: REUMATOLOGIA


Informações gerais

Conteúdo
  • Conceitos Gerais, Consenso e Diretrizes para o Diagnóstico
  • Consenso, Diretrizes e Protocolo de Tratamento
  • Manejo de Comorbidades e Vacinação
Objetivo

Este e um curso oficial da SBR, desenvolvido pela COMISSÃO CIENTIFICA DE ARTRITE REUMATOIDE e gratuito para sócios.

Para o SÓCIO acessa-lo, siga este passo-a-passo:
1. click no botão LOGIN acima e a direita da tela
2. no campo "login" digite seu email cadastrado na SBR
3. no campo "senha" digite seu CRM (atenção: sem pontos e/ou tracos)

Se você NAO E SOCIO, siga o passo-a-passo:
1. click no botão LOGIN acima e a direita da tela
2. preencha o cadastro
3, escolha o meio de pagamento (Pagseguro ou voucher)

Uma vez matriculado no curso você terá 90 dias para terminá-lo. Neste período poderá ver e rever a aulas e os conteúdos extras quantas vezes quiser.
E quando sentir-se preparado, poderá fazer o auto teste. Obtendo 70% ou mais de acertos, o certificado de conclusão estará a disposição para ser emitido na hora e de forma online.

O que você vai aprender

    ------------------------------------------------------------------------------------------------
  • Conceitos Gerais, Consenso e Diretrizes para o Diagnóstico | Dra Licia Mota A aula tem por objetivo resumir os conceitos gerais sobre AR, bem como apresentar uma súmula dos principais documentos da Sociedade Brasileira de Reumatologia sobre o diagnóstico da doença – o Consenso e as Diretrizes sobre diagnóstico da artrite reumatoide, ambos de autoria da Comissão de AR da SBR
  • Consenso, Diretrizes e Protocolo de Tratamento | Dr Claiton Breno A aula tem por objetivo sintetizar as recomendações sobre o manejo terapêutico da AR, condensando informações práticas sobre os três principais documentos nacionais acerca do tratamento desta doença - o Consenso e as Diretrizes sobre tratamento da artrite reumatoide, ambos de autoria da Comissão de AR da SBR, além do Protocolo Clinico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde.
    • Consenso, Diretrizes e Protocolo de Tratamemento

      Vídeo
  • Manejo de Comorbidades e Vacinação | Dr Ivanio Pereira A aula aborda dois assuntos de grande importância no manejo de pacientes com AR, quais sejam: - o diagnóstico e abordagem terapêutica das comorbidades; - a vacinação, importante medida profilática em pacientes imunossuprimidos pela doença ou pelo tratamento.
    • Manejo de Comorbidades e Vacinação

      Vídeo
  • ------------------------------------------------------------------------------------------------
  • SIMPOSIO SATELITE PFIZER
  • ------------------------------------------------------------------------------------------------
  • AUTO TESTE Aqui você terá acesso ao questionario
Professores


Dra Licia Mota

Possui graduação em Medicina pela Universidade de Brasília (1999), especialização por residência médica em Clínica Médica (2002) e Reumatologia (2004) na Universidade de Brasília, doutorado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (2009). Atualmente, é orientadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas - Faculdade de Medicina - Universidade de Brasília (FMUnB) e médica reumatologista do Hospital Universitário de Brasília (HUB), Universidade de Brasília (UnB), além de Coordenadora da Coorte Brasília de Artrite Reumatoide. Membro sócio efetivo da Sociedade de Reumatologia de Brasília (diretora científica nas gestões 2009-2010 e 2011-2013, presidente na gestão 2007-2008, membro da comissão científica na gestão 2005-2006), membro sócio da Sociedade Brasileira de Reumatologia (membro da Assessoria de Estudos de Auto-Imunidade nas gestões 2009-2010 e 2007-2008, coordenadora da Comissão de Artrite Reumatoide - gestões 2010-2012, 2012-2014 e 2014-2016) e membro titular da Pan American League of Associations for Rheumatology. Vencedora dos prêmios Edgard Atra (edições 2012 e 2013) e Sociedade Brasileira de Reumatologia (2012).

 

Dr Claiton Breno

Possui graduação pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (1994-2000), residência médica em reumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) (2001-2003), mestrado(2004-2006) e doutorado(2008-2010) pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Médicas da UFRGS. Atualmente é Professor Adjunto do Dep. de Medicina Interna da UFRGS e coordenador do ambulatório de artrite reumatóide do serviço de reumatologia do HCPA. Tem atuado na área acadêmica e pesquisa clínica (ensaios clínicos), com ênfase em Reumatologia, principalmente nos seguintes temas: artrite reumatóide, artrite experimental, lúpus eritematoso sistêmico, artrite idiopática juvenil e polimorfismos relacionados às doenças reumatológicas. No sistema privado, atua como chefe do Serviço de Reumatologia do Hospital Mae de Deus; vice-presidente da Sociedade de Reumatologia do RS, membro da Comissão de Avaliação de Tecnologia em Saúde (2012-2014; 2014-2016) da Sociedade Brasileira de Reumatologia; responsável técnico pelo Centro de Referência de Artrite Reumatóide no HCPA através de convênio institucional com a Secretaria Estadual da Saúde do RS (2007-) e colaborador do Centro de Ensino e pesquisa do Hospital Ernesto Dornelles (HED).

Dr Ivanio Pereira

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1987 com medalha de Mérito Estudantil-primeiro lugar no curso de Graduação; Residência de Clínica Médica HC-UFPR; ResIdência de Reumatologia HC-USP; Mestre em Medicina Interna pela Universidade Federal de Santa Catarina; Doutor em Reumatologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Chefe do Núcleo de Reumatologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina; Professor de Reumatologia da UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina) Ex-Presidente da Comissão de Artrite Reumatóide da Sociedade Brasileira de Reumatologia; (Gestão 2008-2010); Diretor Científico da Sociedade Catarinense de Reumatologia (Gestão 2010-2011 e 2012-2013); Membro da Câmara Técnica em Reumatologia do Ministério da Saúde como Representante da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de ensino em 2010-2011; Presidente da Jornada de Reumatologia do Cone Sul da Sociedade Brasileira de Reumatologia em 2011. Membro da Comissão de Espondiloartrites da Sociedade Brasileira de Reumatologia (Gestão 2013-2014) Preceptor da Residência médica em Reumatologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina Membro da Comisão de Artrite Reumatoide da Sociedade Brasileira de Reumatologia (Gestão 2015-2016)